Especificação de Dessalinizadores por Osmose Reversa

Um sistema de Osmose Reversa (RO) consiste tipicamente num arranjo de vasos de pressão em série e/ou paralelo alimentados por uma bomba. Pretratamento, postratamento e instrumentação são adicionados conforme desejado.

A variáveis de projeto mais importantes são: recuperação (em %), concentração da água a ser tratada, qualidade de água produto requerida, pressão de operação. Outras variáveis são dependentes destas. As primeiras variáveis enunciadas são interdependentes, isto é, para um tipo de membrana, concentração de água a ser tratada e água requerida a recuperação e pressão de operação são dependentes de cálculo.

Observem que o vazão ou quantidade de produto não foi referida, porque uma vez estabelecidas estas variáveis se obtém maior ou menor capacidade com a adição de mais ou menos vasos de pressão (membranas).Assim, para se especificar corretamente um equipamento de dessalinização temos que dispor das seguintes informações: quantidade de água salgada ou salobra disponível (em litros por hora - l/h), a quantidade de água doce desejada, (em litros por dia), a salinidade de água a ser tratada em TDS (sólidos totais dissolvidos em ppm - partes por milhão ou mg/l ou ainda em resistividade elétrica (micromho/cm).

Em se tratando de água salobra, podemos supor que a salinidade máxima seja 3.000 ppm, pois na maioria dos casos a salinidade oscila entre 1600 a 3000 ppm, sendo 2500 o valor típico. Uma analise com o teor de cálcio ou dureza é recomendada, pois isto dirá da maior ou menor freqüência de limpeza química do equipamento, embora não influa nas variáveis de operação. Se a água apresentar sedimentos, isto é, for suja, filtros de pretratamento deverão ser colocados, mas isto pode ser efetuado a qualquer momento, mesmo depois de instalado o dessalinizador.

Importante: a água a ser dessalinizada deve ser isenta de cloro, ferro e manganês

A água produzida normalmente se exige uma salinidade menor do que 250 ppm, pois este é o limite de potabilidade estabelecido pela OMS. Se a água contiver microorganismos tais como bactérias, um esterilizador ultravioleta deve ser adicionado.

O rendimento de um dessalinizador varia com a pressão de operação - que pode ser controlada - e a temperatura da água, que não pode ser controlada. Por isto um equipamento tem duas especificações: a nominal e a operacional. Devemos comprar um equipamento para opera nas condições operacionais dentro da condições desejadas.

A temperatura da água não é uma variável de muita preocupação no Brasil, onde não ocorrem baixas temperaturas, especialmente no Nordeste. A salinidade da água pode variar um pouco com o tempo, mas não a ponto de afetar muito. Importante é a recuperação, pois disto vai depender a água que se quer com relação a água que se dispõe. Exemplo pratico: se nosso equipamento trabalha com recuperação de 40%, para cada 100 litros de água retirada do poço se produz 40 l de água doce e se descarta 60 litros de salmoura. Este descarte de salmoura exige tratamento adequado para não poluir o meio-ambiente. Portanto a maneira de se especificar um dessalinizador seria:

ALGUNS EXEMPLOS DE ESPECIFIÇÃO

 

Vazão, l/dia

Vazão, l/dia

 

MODELO

Ideal

Esperado

Tamanho da membrana

Número de membranas

Motor

A

2.800

1.600

2.4" x 21"

2

½ HP, 110 V

B

20.000

15.000

4" x 40"

4

3 HP, 220 V

C

40.000

30.000

4" x 40"

6

5 HP, 220 V, 3F

Condições ideais: água a 25 ºC, salinidade menor do que 2000 ppm.

Exemplo completo:

Sistema de dessalinização para água salobra, por osmose reversa, capacidade de 5.000 litros por dia, para uma água de alimentação com salinidade de até 5.000 mg/l TDS (maximo) - 5.000 ppm, com recuperação minima de 40/50/60 %., produzindo uma água com salinidade máxima de 250 ppm de TDS.

Incluir: sistema automatico de shut-down nos seguintes casos; pressao de operação alta / pressão de sucção baixa / salinidade excessiva de água produto / alarme - operação (escolher).

Incluir: prefiltro / filtro de carvão ativo / esterilizador UV / conjunto para lavagem quimica / nn filtros reserva / (escolher).

Garantia do fabricante: um ano no mínimo / assistência técnica: um ano incluido no preço (não incluido deslocamentos) / curriculo técnico dos profissionais/ projeto das instalações (escolher).